Home / Acervo Digital / Catálogo OPPEP / Artigo

Acervo Bibliográfico OPPEP - Artigo

Total de 6

AVALIAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO DE COOPERTIVAS – UFRN/PRONERA


Eloisa Varela Cardoso de Arruda
2016

ISSN: -
Publicado por: Editora IFRN

This research aimed to evaluate the process of implementation of the Cooperative Manegment Technological Graduation Course offered by the Federal Institute of Colonization and Agrarian Reform (INCRA) and the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This dissertation focuses on the adoption of the principles that guide the National Program for Education and Agrarian Reform (PRONERA), as well as the political, social and economic growth of the Federal Settlement Projects (PAS) and rural communities that benefit from the National Program of Land Funding, located in the cities of Pureza and Jandaíra, respectively. We proceeded with bibliographical review, giving special attention to Poulantzas (1980), Höfling (2001), Souza (2006), Frey (2000) Belloni; Magalhães and Souza (2009), Azevedo (2010) Caldart (2004; 2010), Molina and Jesus (2004); Andrade and Di Pierro (2004; 2010) and Munarim (2011). Then there was the documental analysis of the main documents that guide the Program, aoong with the semi-structured interviews of subjects involved with the Cooperative Management Course. Analysis show the PRONERA principles were effectively adopted, except for the principles of Inclusion, Participation and Partnership, which were only partially carried out due to difficulties in mobilizing social actors and fulfill the demands of agrarian social movements. Results point out that the course implementation observes not only the PRONERA principles but also the ones related to agrarian vocational education policies and the wholesome humane development.

Palavras-chaves: PRONERA

El Plan de Capacitación Continua para los Empleados de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica (PLAFOR) fue diseñado para convertirse en una de las políticas de capacitación de los servidores de esta red. Este trabajo tiene como objetivo presentar y discutir las acciones de PLAFOR en las publicaciones contenidas en la Secretaría de Educación Profesional y Tecnológica, del Ministerio de Educación (SETEC/MEC). La metodología considera una revisión bibliográfica y documental, y una breve contextualización histórico-política de las décadas anteriores a la creación de PLAFOR. Luego, los datos de una encuesta exploratoria realizada en la plataforma del MEC, en la página de la SETEC, donde se encontraron tres publicaciones relacionadas con la política en cuestión. Finalmente, se considera que la visibilidad de PLAFOR como política básica para la capacitación de los servidores de la RFEPCT es muy baja, además de no haber encontrado información que demuestre una continuidad significativa de las acciones que serían necesarias para su implementación real.

Palavras-chaves: Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. PLAFOR. Agenda neoliberal. Institucionalização

EL PLAN DE FORMACIÓN CONTINUA DE LOS SERVIDORES DE LA RED FEDERAL DE EDUCACIÓN PROFESIONAL, CIENTÍFICA Y TECNOLÓGICA EN LAS PUBLICACIONES DE LA SETEC/MEC


Tatiana Dantas dos Santos, Lenina Lopes Soares Silva
2022

ISSN: -
Publicado por: Francisco Chagas Silva Souza, Mariana Santana Santos Pereira da Costa, Marco Antônio de Carvalho.

ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES DO BRASIL E AS PESQUISAS SOBRE A ESCOLA DE NATAL NO RIO GRANDE DO NORTE


Tatiana Dantas dos Santos, Lenina Lopes Soares Silva, Olivia Morais de Medeiros Neta
2022

ISSN: -
Publicado por: -

Objetiva-se mapear na pós-graduação stricto sensu, do Brasil, de 1997 a 2020, os conhecimentos produzidos sobre as Escolas de Aprendizes Artífices, visando a analisar os estudos que se dedicaram, especificamente, à Escola de Natal, no Rio Grande do Norte. Optou-se pela busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior por esse possibilitar a elaboração de um panorama nacional dessa produção. Essa investigação se enquadra na categoria de pesquisa na internet com abordagem qualitativa, básica, exploratória, descritiva e explicativa. Na busca realizada no dia 20 de julho de 2020 foi usado o descritor “Escola de Aprendizes Artífices”, entre aspas duplas, tendo como retorno de 37 trabalhos: 13 teses, 22 dissertações acadêmicas e 2 profissionalizantes, com apenas 3 trabalhos que se encaixam na proposta de análise. Tem-se a expectativa de que o resultado dessa pesquisa promoverá maior facilidade a quem busca por estudos antecedentes sobre as Escolas de Aprendizes Artífices do Brasil com ênfase ou não na de Natal.

Palavras-chaves: Escola de Aprendizes Artífices, Escola de Aprendizes Artífices de Natal, História da Educação Profissional

Desde os anos 1990, vários Estados, independentemente de suas orientações políticoideológicas, têm participado ou interferido ativamente na construção de um sistema de indicadores de avaliação comparada internacionalmente e em larga escala. Esse tem como principais consequências a legitimação de discursos e a aquisição de uma certa imunidade ou indiferença às realidades e especificidades nacionais quando da formulação e implementação de políticas públicas. Este trabalho tem como objetivo analisar as influências e confluências da reforma do Ensino Médio, pela Lei Federal nº 13.415/2017, no contexto do Estado-avaliador no Brasil, adotando-se procedimentos teórico-metodológicos como revisão bibliográfica e documental, análise de instrumentos de avaliação da Educação Básica, tendo em destaque o Ensino Médio (o Ideb e o Enem), além da Medida Provisória nº 746/2016. Concluímos que a reforma vem para destacar a meritocracia na educação brasileira, acentuando o elemento de competitividade característico da ideologia neoliberal, confluindo para uma educação que reforça as desigualdades sociais no país.

Palavras-chaves: política educacional, avaliação de políticas públicas, indicador educacional, ensino médio, desigualdade social, meritocracia

ESTADO-AVALIADOR E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: INFLUÊNCIAS E CONFLUÊNCIAS


Fabiana Teixeira Marcelino, Shilton Roque dos Santo, Márcio Adriano de Azevedo e Lenina Lopes Soares Silva
2019

ISSN: 2357-8017
Publicado por: Revista Do Serviço Público

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar os possíveis impactos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO PE Campus Petrolina, compreendendo o período de (2006-2013), com enfoque nos princípios estabelecidos pelo Documento Base do Programa. Para a realização dos estudos observamos alguns procedimentos teórico-metodológicos, quais seja, a revisão bibliográfica, destacando autores como Moll (2010), Santos (2010), Saviani (2003), Marx (1996), Moura (2013), Poulantzas (1980), Höfling (2001), Carnoy (1988), Cohen e Franco (2013) e Kosik (1969). Desenvolvemos também a análise documental, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e o preenchimento de quadro de referência metodológica, composto por questões objetivas, dentre as quais gerou, em parte, outro quadro denominado de Quadro de impactos. Por meio de abordagem qualitativa, com ênfase no método histórico-crítico, concluímos que o PROEJA gerou impactos no IF SERTÃO PE Campus Petrolina, cujos resultados refletiram nas práticas pedagógicas, como o fato de ampliarem-se as discussões relativas a conteúdos que auxiliem nas relações humanas e cidadãs, e na gestão administrativo-pedagógica, através do reconhecimento da especificidade do trabalho com o público jovem e adulto, fosse por meio da adequação dos editais de seleção ao público alvo, fosse por meio da constituição de uma política de acompanhamento e permanência dos estudantes. Constatamos ainda, que em sua maioria, os princípios norteadores do PROEJA não foram implementados segundo o desenho original, gerando ao Programa uma condição de inquilino dentro do IF SERTÃO PE.

Palavras-chaves: -

O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, que visa mapear a utilização de software nas pesquisas de Pós-Graduação em Educação, descrevendo quais as diferentes formas de contribuição que os softwares oferecem para a pesquisa que o utilizou. Para a coleta de dados, foi consultado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual foi utilizado, para a busca, o descritor "utilização de software", que retornou com 118 ocorrências. Ao aplicar o filtro por área de conhecimento com a opção Educação, foram encontrados 11 títulos, sendo 10 dissertações e 1 tese. Esta pesquisa apresenta uma categorização das formas de uso e contribuições de softwares para as pesquisas em Educação. Tem-se a pretensão de, com este estudo, fornecer informações sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação em pesquisa na área da educação e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a forma com que as palavras-chave são referidas na produção acadêmica.

Palavras-chaves: -

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL (2006-2017)


Tatiana Dantas dos Santos, Márcio Adriano de Azevedo
2019

ISSN: 0104-2777
Publicado por: Editora IFRN