Home / Acervo Digital / Catálogo OPPEP / Anais

Acervo Bibliográfico OPPEP - Anais

Total de 6

A primeira edição do SEDOC - Seminário de Docência e Contemporaneidade surgiu como coroamento de um projeto de extensão (Edital 04/2012 - PROEX/IFRN) cujo objetivo foi preparar licenciandos e professores da microrregião do Vale do Assu para o trabalho com temáticas de Educação Inclusiva. Organizada pela Profª Gisele Penatieri e pelo Prof. Avelino A. de Lima Neto, esta primeira edição aconteceu em fevereiro de 2013, no campus Ipanguaçu. A segunda (http://eventos.ifrn.edu.br/sedoc/), organizada pelas professoras Monalisa Porto e Gisele Penatieri, concentrou-se, por sua vez, na discussão sobre a formação docente no IFRN, e aconteceu em maio de 2016, também no campus Ipanguaçu. O II SEDOC contou com uma programação mais extensa e com uma participação mais numerosa de estudantes do IFRN e de outras IES, bem como de professores da Educação Básica das redes pública e privada. Em 2017, ocorreu o terceiro encontro, no IFRN em Canguaretama. Com a temática “Espaços de formação como campos de luta e de resistência”, o III SEDOC tornou-se internacional através da parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier/França, e reuniu mais de 400 inscritos, entre professores, alunos, pesquisadores, tanto das licenciaturas do IFRN quanto de outras instituições públicas e privadas. Na ocasião, o fórum do evento deliberou por sua realização de forma bienal e que sua quarta edição aconteceria no campus João Câmara do IFRN. O SEDOC consolida-se no calendário de eventos do Rio Grande do Norte e de nossa instituição, aos poucos alcançando maior relevância regional e institucional. Em sua segunda edição internacional, contou novamente com a participação da instituição francesa supracitada, vinculada ao IFRN por acordo de cooperação. O IV SEDOC promoverá discussões sobre a formação de professores em um contexto de tensões ideológicas, no qual, ao lado dos embates políticos, prevalece nas mídias e mesmo em ambientes universitários e de políticas públicas o senso comum acerca de um importante conceito oriundo das Ciências Humanas e Sociais, a saber, a noção de ideologia. Optando pelo rigor científico e pela seriedade exigida pela formação docente, o SEDOC trará à tona tais discussões, na perspectiva de uma formação que aponte para a capacidade de percepção do funcionamento das ideologias. Assim, tendemos para uma sociedade verdadeiramente democrática, plural, ética, solidária, justa e crítica. Serão apresentadas pesquisas, palestras e mesas-redondas em que as políticas educacionais, os currículos, as práticas pedagógicas, as tecnologias em ensino, a diversidade, a inclusão e os direitos humanos serão vislumbrados sob a ótica da formação de professores. Mais uma vez, viveremos dois dias de oportunidades formativas no interior do IFRN, caracterizadas pela luta em favor democracia e da liberdade de ensinar, de aprender e de criticar – inclusive a nós mesmos.

Palavras-chaves: -

O II Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional (COHEP) é organizado pela Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), com sede no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em sua segunda edição e em formato híbrido, o evento traz à baila o tema "Acervos e Fontes para a História da Educação Profissional: do analógico ao digital". Nesta edição, o COHEP tem o apoio das seguintes instituições: Centro Federal de Educação Tecnológica/CEFET-MG, Colégio Pedro II, Escola Sesi-São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidad Francisco Gavidia, de El Salvador, Universidade de Montpellier, da França, Universidade de Lisboa e Universidade do Minho, de Portugal.

Palavras-chaves: Anais, Coloquio, Colóquio

ANAIS DO II COLÓQUIO INTERNACIONAL E NACIONAL DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (COHEP)


PPGEP IFRN
2022

ISSN: -
Publicado por: Márcio Adriano de Azevedo

ANAIS DO II SIMPÓSIO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS - SIGAEP


Kadydja Karla Nascimento Chagas; Márcio Adriano Azevedo; Maria Aparecida dos Santos Ferreira; Lenina Lopes Soares Silva e Marta Mariane Ferreira Gomes de Souza.
2023

ISSN: 978-65-87028-50-7
Publicado por: Editora Famen

Descrição: O II SIGAEP foi realizado de 14 a 16 de abril de 2023, com o tema "Políticas Públicas de Educação Profissional: perspectivas e desafios". O II SIGAEP busca se consolidar como um evento catálogo do PPGEP/IFRN e como um espaço de diálogo e trocas de experiências para estudantes, professores, pesquisadores nacionais e internacionais da graduação e pós-graduação, e para profissionais da Educação Básica e Superior e integrantes de movimentos sociais de diferentes áreas de conhecimento, vinculados à pesquisa em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas.

Palavras-chaves: -

O I Simpósio: Gestão e Avaliação de Políticas Públicas em Educação Profissional (I SIGAEP) teve como objetivo tratar especificamente de gestão e avaliação de políticas públicas em educação profissional. Nele foram tratados de forma acadêmica e científica assuntos decorrentes de estudos e resultados de pesquisas (concluídas e em andamento), desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP – IFRN), bem como de estudos orientados na disciplina Gestão e Avaliação de Políticas Educacionais, vinculada à Linha de Pesquisa Políticas e Práxis em Educação Profissional e nos grupos de pesquisa no referido programa. 

Palavras-chaves: -

ANAIS DO I SIMPÓSIO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SIGAEP


Kadydja Karla Nascimento Chagas Lenina Lopes Soares Silva e Marta Mariane Ferreira Gomes de Souza
2022

ISSN: 978-85-94369-16-1
Publicado por: -

ANAIS DO V COLÓQUIO HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE - COHISME


Olivia Morais de Medeiros Neta e Fernanda Mayara Sales de Aquino
2021

ISSN: 2526-8147
Publicado por: LAHMED

O campo de investigação em História da Educação tem se consolidado no estado do Rio Grande do Norte (RN) como resultado do trabalho dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Instituições de Ensino Superior do RN e dos esforços de grupos de pesquisa, que reúnem pesquisadores e profissionais do campo. Esse movimento tem incentivado as pesquisas e as atividades de divulgação sobre a história da educação potiguar. O RN é reconhecido nacional e internacionalmente pelas experiências de educação popular de base teórico-metodológica freireana. Em ano do centenário de nascimento de Paulo Freire, o V Colóquio História e Memória da Educação do Rio Grande do Norte (IV Cohimse) decidiu homenagear o patrono da educação brasileira com o tema “Paulo Freire e a História da Educação”.

Palavras-chaves: -

A formação para o trabalho na Escola Técnica Federal do Rio Grande Norte (ETFRN) estava imersa na lógica da formação compulsória de técnicos, sob aégide da Ditadura Militar iniciada em 1964. As proposições de reformas educacionais, empreendidas nesse período, seguiam o modelo tecnicista e, portanto, davam ênfase aos saberes técnicos em detrimento das disciplinas humanísticas. Este trabalho se propõe a analisar o lugar das disciplinas da área humana na formação dos estudantes da ETFRN entre 1968, ano da fundação da escola e 1985, final da Ditadura. O currículo dos cursos técnicos integrados trazia apenas um semestre de cada disciplina: geografia no primeiro semestre, história do Brasil no segundo, estudos regionais no terceiro e educação moral e cívica no quarto semestre. O restante do curso era voltado essencialmente para a formação técnica. Para efeito de análise do nosso objeto recorremos a fontes documentais como histórico escolar e legislação educacional vigente como o Decreto no 72538/1973, que regulamentava a formação compulsória de técnicos e o Decreto no 869/1968, que tornava obrigatório em todos os níveis escolares o ensino de Educação Moral e Cívica (EMC), que visavam a defesa dos princípios “democráticos”, o nacionalismo, o culto a obediência a lei. Usamos também fontes orais, três das entrevistas realizadas para uma pesquisa de doutoramento, e fontes bibliográficas, teses, dissertações e monografias, livros e artigos. A análise de conteúdo, definida por Júlio Aróstegui, servirá de base para a compreensão dos documentos e entrevistas. Sobre a história oral, dialogamos com Verena Alberti, Alessandro Portelli e Jose Carlos Sebe Bom Meihy. Quanto ao contexto educacional e a história da instituição, recorremos as contribuições de Moacyr de Góes e Arilene Medeiros; Rodrigo Motta e Marcelo Siqueira atualizam o debate em torno da ditadura militar brasileira e sua relação com a educação do período.

Palavras-chaves: História da Educação. Ensino de Música. Periódicos. Revista Som. Produção musical.

IV COLÓQUIO HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE


OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA E MARIA INÊS SUCUPIRA STAMATTO
2020

ISSN: 2526-8147
Publicado por: LAHMED