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Parceiros

ARQUIDIOCESE DE NATAL


A Arquidiocese de Natal é uma Igreja viva com uma vocação missionária, que tem raízes profundas em um processo de evangelização que remonta ao período colonial do Brasil. Os primeiros missionários a chegarem ao território da Arquidiocese foram os padres jesuítas Francisco Lemos, Gaspar de Samperes e Francisco Pinto. A presença destes missionários e sua atuação evangelizadora junto aos índios potiguara foram essenciais, para o processo de pacificação dos índios, o que possibilitou a ocupação colonizadora e a propagação da Fé Católica em terras potiguares.

 

Brasil

DIOCESE DE CAICO


A primeira diocese brasileira, hoje com o título de primaz, é a de São Salvador (Bahia), criada em 25 de fevereiro de 1551 pelo Papa Júlio III, através da Bula “Super specula militantes”. Dela foi desmembrada a prelazia de Olinda, constituída pelo Papa Paulo V com a Bula “Fasti nobis orbis”, de 15 de julho de 1614 e elevada à Sé diocesana em 16 de novembro de 1676, pela Bula “Ad Sacram Beati Petri”, de autoria do Papa Inocêncio XI. Posteriormente, o Papa Urbano VIII, com a Bula “Romanus Pontifex”, datada de 6 de julho de 1624, a constituiu sufragânea da então Diocese de São Salvador da Bahia. Até 27 de abril de 1892 – quando foi erigida a circunscrição eclesiástica da Paraíba (nome antigo de João Pessoa), pela Bula “Ad Universas Orbis Ecclesias”, de Leão XIII – os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba pertenciam à circunscrição eclesiástica de Olinda.

 

Brasil

FACULDADE METROPOLITANA NORTE RIOGRANDENSE

FAMEN

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) do Brasil credenciaram para o pleno funcionamento a FACULDADE METROPOLITANA NORTE RIOGRANDENSE – FAMEN por meio da Portaria nº 665 que foi publicada em 22 de março de 2019.  Além do credenciamento, a Faculdade FAMEN também recebeu a publicação da Portaria nº 157 que autoriza a operacionalização do Curso de Pedagogia, a partir de 29 de março de 2019.

A Faculdade FAMEN ao prestar serviços à sociedade potiguar prima pela excelência no planejamento, organização e execução de projetos educacionais. Para isso, dispõe de uma equipe de profissionais engajados com atencioso atendimento e desenvolve currículos  formativos comprometidos com a formação profissional, o desenvolvimento humano e com a inserção cidadã no mundo do trabalho.

Nos anos entre 2015 e 2016 foram realizados estudos etnográficos na região onde se localiza a Faculdade FAMEN, zona oeste de Natal/RN, que indicaram a ausência de instituição de ensino superior no local. Essa constatação fortaleceu o interesse dos integrantes do projeto educativo da referida Faculdade para a implantação de instituição de ensino superior como iniciativa para provocar desenvolvimento cidadão, comunitário e acadêmico  na referida localidade.

Brasil

FUNDAÇÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO RIO GRANDE DO NORTE

FUNCERN

A FUNCERN – Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN, regida pela Lei 8.958/94, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em Natal, no Rio Grande do Norte. É constituída por pessoas jurídicas, tendo sido fundada por oito instituidores em 19 de novembro de 1998, para apoiar as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional do IFRN, IFAC, IFAL, IFAP, UNIFAP, IFG, IF Sertão Pernambucano e IF Baiano e Instituto Benjamin Constant, além de outras instituições parceiras, contribuindo, dessa forma, com o crescimento educacional e tecnológico do país.

Somos uma fundação credenciada junto aos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCTI), ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições Federais de Ensino Superior (CONFIES), à Associação Brasileira de Instituições de Pesquisas Tecnológicas (ABIPTI) e uma das instituições fundadoras do Parque Tecnológico PAX | RN, sendo reconhecida como entidade de utilidade pública ao nível estadual e municipal.

Brasil

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

PPGEP

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN visa dar continuidade à formação científica de profissionais de nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência e para a pesquisa na área da Educação Profissional. Esse programa está norteado pelos seguintes princípios formativos: a) trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis da formação humana; b) trabalho como princípio educativo; c) realidade como uma totalidade, síntese de múltiplas relações; d) homens e mulheres como seres histórico-sociais capazes de transformar-se e à realidade; e) relação teoria e prática na perspectiva da práxis.

Brasil

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, DO ESPORTE E DO LAZER

SEEC/RN

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer – SEEC/RN, integrante da Administração Pública Estadual Direta, nos termos da Lei Complementar nº 163, de 05 de fevereiro de 1999, é uma organização base da Administração Estadual para planejamento, organização, direção, controle e execução dos programas e projetos destinados à implementação da política governamental nos setores de educação e cultura.

Nossa missão é garantir à população um ensino público de qualidade, assegurando-lhe a universalização do acesso e permanência dos alunos à escola, visando o pleno exercício da cidadania.

 

Competências dos Cargos da SEEC (Lei Complementar 649, de 10 de maio de 2019)

Brasil

UNIVERSIDADE COMUNIDADE DA REGIÃO DE CHAPECÓ

UNOCHAPECO

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) é uma instituição comunitária, profundamente identificada com o desenvolvimento regional e muito atenta às necessidades da população e das organizações situadas em sua região de abrangência.

Nascida da iniciativa de lideranças locais, com o intuito de garantir a oferta de educação à população da região, há 54 anos vem contribuindo ativamente com o desenvolvimento do Oeste catarinense, por meio da formação de profissionais qualificados, da educação continuada para profissionais e lideranças, da produção e publicação de novos conhecimentos, do desenvolvimento de ações comunitárias voltadas à promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural, esportivo e da saúde, além de ações de assistência social.

Nos últimos anos, a Unochapecó vem priorizando investimentos na sua modernização e na sua aproximação com o setor produtivo e com as organizações sociais, aprimorando seus instrumentos de apoio ao desenvolvimento, com foco na inovação tecnológica, na agilidade e na qualidade dos serviços que presta e na transformação das pessoas como um modo privilegiado de promover o desenvolvimento.

Brasil

UNIVERSIDADE DO MINHO

UMinho

A Universidade do Minho é uma fundação pública com regime de direito privado, ao abrigo do Regime Jurídico da Instituições de Ensino Superior. Assume-se como uma universidade de investigação, comprometida com a cadeia de valorização do conhecimento: Investigação, Desenvolvimento e Inovação, e está também voltada para a envolvente socioeconómica, possuindo inúmeras parcerias de sucesso em projetos de investigação, culturais e de desenvolvimento socioeconómico.

A Universidade do Minho é uma instituição reconhecida pela competência e qualidade dos professores, pela excelência da investigação, pela ampla oferta formativa graduada e pós-graduada e pelo seu alto nível de interação com outras instituições. Agente central na região, a Universidade do Minho assume-se como uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global.

Portugal

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA COSTA RICA

UNA

A Universidade Nacional da Costa Rica foi criada em 1973 na província de Heredia . Uladislao Gámez Solano, Ministro da Educação Pública sob o governo de José Figueres Ferrer , aprovou a criação da universidade em 15 de fevereiro de 1973, por meio da lei nº 5182. Benjamín Núñez Vargas (um padre católico romano, acadêmico e político) foi o fundador e primeiro reitor da universidade.

A Universidade abriu suas portas em 14 de março de 1973, seguindo o legado da Escola Normal da Costa Rica e da Escola Normal Superior.

Durante sua fase de desenvolvimento, ela reuniu algumas das maiores mentes da América Latina na época. Esta fase é definida como a "Universidad Necesaria" e estabeleceu a fundação para uma instituição que atende aos menos privilegiados na Costa Rica e oferece acesso a uma educação superior para todos.

Hoje, a universidade tem ofertas acadêmicas diversas e um currículo rigoroso. A UNA oferece mais de 65 programas de graduação e pós-graduação em vários campos, como ciências naturais, ciências da terra e marinhas, educação, ciências sociais, ciências da saúde, filosofia, literatura e artes.

Costa Rica