Home / Índices e Indicadores OPPEP / Livro

Índices e Indicadores OPPEP - Livro

Total de 4

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E REDISTRIBUTIVISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Consideramos que esse livro possibilita reflexões teóricas e metodológicas acerca da avaliação de políticas públicas e, em específico, no contexto da Educação Profissional. Para tanto, procuramos promover a divulgação dos trabalhos de pesquisa já realizados no PPGEP do IFRN que utilizaram como procedimentos de pesquisas aqueles oriundos das orientações para avaliação de políticas públicas. Com este livro, os organizadores abordam preocupações acadêmicas como forma de valorização das experiências de pesquisa e de metodologias em avaliação de políticas públicas.

Palavras-chaves: Políticas públicas

ENTRE LUTAS E RESISTÊNCIA: UMA DÉCADA DE HISTÓRIAS, CIÊNCIA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PPGEP/IFRN

O que o livro Entre lutas e resistências: uma década de histórias, ciência e produção do conhecimento em educação profissional no PPGEP/IFRN se propõe a fazer é, pois, traçar alguns resultados que constituem esses sons e silêncios que ecoam (porque o silêncio também ecoa) ao longo dos 10 anos do PPGEP/IFRN. Dividido em duas partes, sendo a parte 1 constituída de 7 capítulos que tratam de e-science, plataformização e políticas públicas de ciência, abrangendo capítulos que discutem a produção do conhecimento em educação profissional e tecnológica no Brasil. Os seus textos se debruçam sobre o papel da plataforma Nilo Peçanha; a plataformização como elemento que interfere na constituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; as produções acadêmicas desenvolvidas no PPGEP/IFRN que se debruçam sobre políticas públicas para a educação profissional; o conhecimento produzido acerca da história da educação profissional; a avaliação das pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito do Programa; e as vivências relativas aos estágios pós-doutorais realizados. 

Palavras-chaves: história, ciência, EFRN, PPGEP, educação profissional, conhecimento

INDICADORES SOCIAIS E OS DESAFIOS DA QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA (A)DIVERSIDADE

A obra que  é apresentada vem do trabalho coletivo, dedicado e academicamente comprometido de vários professores e pesquisadores, bem como de estudantes em níveis de graduação e de pós-graduação, a qual tive a oportunidade e a satisfação em coordenar. Técnica, 15 teórica e metodologicamente, tivemos a preocupação com o levantamento de indicadores para a qualidade social na EJA. Mas a centralidade da pesquisa e dos resultados concentra-se essencialmente nos sujeitos de direitos, geralmente taxados à condição de sujeitos diversos-desiguais, para lembrar Arroyo (2008).

Palavras-chaves: None

ÍNDICE E INDICADORES DO ENSINO MÉDIO: O QUE MOSTRAM OS NÚMEROS DO SERIDÓ – VOL. 1

Apresentamos uma obra que é resultado de projeto de pesquisa e inovação, apoiado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, mais especificamente do Campus Caicó, com ênfase na região do Seridó Ocidental. É uma obra que envolve a nossa experiência com a iniciação cientifica, com a pós-graduação strictu senso e com a formação docente junto à Licenciatura em Física. Para além da pesquisa, tivemos a oportunidade de triangular ideias, envolvendo saberes e conhecimentos de diferentes níveis que foram se complementando no percurso e no processo da pesquisa.

Palavras-chaves: Índice e indicadores, Ensino médio, Região do Seridó