Grupo de Pesquisa vinculado ao OPPEP.
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Nas quatro linhas de pesquisa do NUPED (Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas; Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional; História e historiografia da educação profissional) são priorizados objetos de estudo vinculados à educação profissional e suas interfaces com a educação de jovens e adultos e a educação básica. O NUPED teve participação central no processo de criação do PPGEP, com o curso de mestrado, em 2012, e de sua ampliação com a criação do curso de doutorado, em 2018. Nas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo são realizadas orientações de monografias de graduação das licenciaturas oferecidas pelo Campus Natal Central do IFRN e dissertações e teses do PPGEP; e produzidos e publicados artigos em periódicos especializados, livros, capítulos de livros e artigos em Anais de eventos da área.
NÚCLEO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO (NECTTRA) reúne professores, servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Rio Grande do Norte (IFRN), em torno de um eixo comum: educação, ciência e tecnologia como espaço de formação para o trabalho, interessados em promover uma reflexão crítica, propositiva e produtiva acerca da díade síntese do eixo fundante, qual seja, formação qualificada e profissionalização. Têm-se como referentes de investigação acadêmica e científica a ciência e a tecnologia, bem como seus desdobramentos sociais, culturais, econômicos e éticos, inseridos na sociedade do conhecimento no Século XXI. Propõe-se, dessa forma, a discutir e sistematizar informações e conhecimentos sobre docência, educação profissional, formação de professores e currículo integrado, para subsidiar pesquisas em torno de temáticas como educação e suas inter-relações com o trabalho, a indústria e serviços, inserindo a ciência e a tecnologia em suas interfaces com o processo de globalização. Para tanto, busca-se enfocar a ciência como bem comum da humanidade, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, observando a relevância da utilização e da inovação tecnológica para as sociedades em desenvolvimento e para a produção de novos conhecimentos, particularmente, para o Rio Grande do Norte (RN) e o Brasil. Esse Núcleo formou-se a partir de análises e discussões desenvolvidas por seus integrantes sobre a função social do IFRN, no interior do RN, no tocante à inclusão educacional e digital e da importância desta para a inserção social de seus alunos no mundo do trabalho. Conflui, assim, para o exercício pleno da cidadania, uma vez que, essa função suscita envolvimento de professores e servidores dessa Instituição em atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o atendimento, aperfeiçoamento, desenvolvimento e melhorias tanto da formação de professores, quanto dos arranjos produtivos locais.
Grupo de Pesquisa vinculado ao OPPEP.
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O Observatório permitirá a compilação de dados, o mapeamento e levantamento de índices e indicadores em torno das políticas públicas para a educação profissional, a captação e o desenvolvimento de pesquisas, projetos e programas de extensão, inovação, empreendedorismo inovador, social e/ou comunitário, com enfoque multi, inter e transdisciplinar. Também buscará integrar-se às redes e associações com a mesma natureza, locais, nacionais e internacionais afins. Também preocupa-se com ações e projetos de natureza Inteligentes, Humanas, Sustentáveis e referenciadas socialmente.