Culinária Argentina.
O Clube da Ciências é um centro de interesses em Ciências, sediado nas dependências do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ? IFRN ? Campus Natal-Central. Todas as atividades do ?Clube de Ciências? são regidos por por um Estatuto que tem por finalidade fundamentar as atividades que são desenvolvidas durante o Projeto. Tem como público alvo professores e alunos das redes pública e privada de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, destacando-se os Campi do IFRN.
Os Clubes de Ciências começaram a surgir nas escolas por volta da década de 1960, como espaços de reprodução da concepção educacional da época, ou seja, Método da Redescoberta. (CHASSOT, 2004). Nesses espaços os trabalhos de investigação realizados eram orientados no ?método científico?. Atualmente, os clubes de ciências têm como objetivo, nas suas mais diversas vocações, a formação de um estudante-cidadão e, como concepção de ciência, uma atividade que apresenta implicações sociais. Essa perspectiva, que coaduna com a de um ensino de ciências que não se restringe aos aspectos internos da investigação científica, mas as correlação dos conhecimentos científicos com aspectos econômicos e culturais. Espera-se alcançar com o projeto, o envolvimento de 100 alunos de forma direta e indireta, e que estimule nesses alunos o interesse pela Ciência. Além disso, projeta-se a participação de forma atuante, tanto direta como indiretamente, de professores do IFRN e externamente à instituição, tanto da rede pública quanto da rede privada de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte. O Projeto será disseminado por meio das Redes Sociais com uma FanPage no Facebook. (https://www.facebook.com/ClubeDeCienciasIFRN).
Escrever um artigo científico não é uma tarefa fácil, principalmente quando não se tem conhecimentos técnicos. O curso de capacitação para a produção de artigo científico, nasce da necessidade de responder satisfatoriamente a demanda das orientações dos TCCs da Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio. Com isso, busca construir e contribuir para o conhecimento acerca da produção de um artigo científico, visando dar ao cursista capacidade de resolver questionamentos como: Como começar um artigo? Por onde definir o tema da pesquisa? Qual linguagem utilizar no texto? Quais as suas características? Além disso, conhecer e esclarecer as normas da ABNT entre os cursistas.
O objetivo deste projeto consiste em promover a aprendizagem teatral de jovens e adolescentes da rede estadual e municipal de ensino e alunos do campus Natal - Zona Norte/IFRN, a partir dos jogos teatrais e experimentos cênicos bem como oportunizar aos jovens e comunidade empreendedores experiências no tocante ao design de moda. No tocante às artes cênicas, o termo Theater Game (jogo teatral) foi originalmente criado por Viola Spolin em língua inglesa, firmando-se assim, no seu método de trabalho como Spolin Games. A autora americana estabelece uma diferença entre dramatic play (jogo dramático) e game (jogo e regras), distinguindo, portanto, a sua proposta dirigida a um teatro improvisacional de outras abordagens, com ênfase no jogo de regras e no aprendizado da linguagem teatral. Os experimentos cênicos a partir dos jogos teatrais se configuram em jogos de aquecimento, jogos de movimento físico e expressão, jogos de comunicação, e por fim, jogos do Onde, Quem e o Quê (SPOLIN, 2001). Em relação ao Design de moda, O profissional que trabalha nessa área pode ter uma série de funções e atribuições em várias áreas deste vasto mercado, tais como - o designer de moda pode desenvolver, criar, desenhar e administrar vários projetos e produtos dentro do mercado da moda, desde a parte têxtil até todas as cadeias deste setor, pode trabalhar ainda nos segmentos de empreendedorismo em moda, promoção e realização de eventos e com modelagem. O mercado da moda é bastante vasto, e todas as suas áreas são bastante sofisticadas, exigindo profissionais competentes, atualizados, apaixonados pela profissão e com grande visão e sensibilidade. Confira na sequência algumas das áreas nas quais os designers de moda podem desempenhar suas funções. Metodologicamente, este projeto utilizar-se-á de encontros sistemáticos para a construção de um acervo bibliográfico sobre as áreas de conhecimento explicitadas por meio de oficinas teatrais e de design de moda assim como exposições dos experimentos cênicos e da produção de moda elaborado no processo. Em síntese, as experiências teatrais permitirão aos jovens e adolescentes participantes, vivências relativas à encenação teatral, à improvisação, à construção de jogos teatrais, e à elaboração de experimentos cênicos com vistas à criação de um produto final que serão as produções de esquetes teatrais a serem apresentadas ao público interno/externo do campus. As experiências relativas à elaboração de modelos de roupas, desenho gráfico poderão suscitar nos participantes a criatividade e atitude empreendedora..
A formação crítica e política devem estar sendo construídas a partir da intencionalidade do trabalho pedagógico da educação profissional com vistas a formar o trabalhador reflexivo. A questão impulsionadora da proposta de extensão é: como os meio de comunicação social podem auxiliar na divulgação e autoafirmação das práxis do chão do IFRN Cnat a partir da imersão da comunidade escolar em espaços de comunicação social comprometidos com a educação de qualidade social para o desenvolvimento humano? A pedagogia libertadora de Paulo Freire é a matriz metodológica que de maneira mais importante demonstra atender às problemáticas que envolvem a Educação cidadã no atendimento crítico dos espaços ideológicos, notadamente quando se propõe os espaços de desenvolvimento do trbalhador. Como processo de conhecimento, formação política, capacitação científica e técnica, a educação é prática indispensável aos seres humanos e deles específica na História como movimento, como luta. A história como possibilidade prescinde da controvérsia, dos conflitos que, em si mesmos, já engendram a necessidade da educação (FREIRE, 1993, p.14). Para Paulo Freire (2005), a Educação ocorre quando permite desenvolverem leitura crítica. ao sujeito transitar de uma consciência ingênua para uma consciência crítica. O professor tem papel fundamental nesse processo, quando, através do diálogo, ajuda a desvelar as verdadeiras causas da opressão. Os meios de comunicação social podem atuar também no contraditório da propaganda ideológica opressora. Nesse sentido, a comunidade escolar imersa na comunicação social cidadã tem um papel importante a desempenhar para o crescimento seguro da sociedade. É objetivo do projeto de extensão ?Diálogos sobre Capital Cultural e práxis do IFRN?: Planejar, desenvolver e realizar uma programação semanal de socialização e divulgação em diferentes meios de comunicação social (TV web, TV aberta, Portal de notícias on line e Rede social) realçando as assertivas ações educativas e emanciapadoras realizadas semanalmente por toda a comunidade escolar do ifrn CNat..
A formação crítica e política devem estar sendo construídas a partir da intencionalidade do trabalho pedagógico da educação profissional com vistas a formar o trabalhador reflexivo. A questão impulsionadora da proposta de extensão é: como os meio de comunicação social podem auxiliar na divulgação e autoafirmação das práxis do chão do IFRN Cnat a partir da imersão da comunidade escolar em espaços de comunicação social comprometidos com a educação de qualidade social para o desenvolvimento humano? A pedagogia libertadora de Paulo Freire é a matriz metodológica que de maneira mais importante demonstra atender às problemáticas que envolvem a Educação cidadã no atendimento crítico dos espaços ideológicos, notadamente quando se propõe os espaços de desenvolvimento do trbalhador. Como processo de conhecimento, formação política, capacitação científica e técnica, a educação é prática indispensável aos seres humanos e deles específica na História como movimento, como luta. A história como possibilidade prescinde da controvérsia, dos conflitos que, em si mesmos, já engendram a necessidade da educação (FREIRE, 1993, p.14). Para Paulo Freire (2005), a Educação ocorre quando permite desenvolverem leitura crítica. ao sujeito transitar de uma consciência ingênua para uma consciência crítica. O professor tem papel fundamental nesse processo, quando, através do diálogo, ajuda a desvelar as verdadeiras causas da opressão. Os meios de comunicação social podem atuar também no contraditório da propaganda ideológica opressora. Nesse sentido, a comunidade escolar imersa na comunicação social cidadã tem um papel importante a desempenhar para o crescimento seguro da sociedade. É objetivo do projeto de extensão ?Diálogos sobre Capital Cultural e práxis do IFRN?: Planejar, desenvolver e realizar uma programação semanal de socialização e divulgação em diferentes meios de comunicação social (TV web, TV aberta, Portal de notícias on line e Rede social) realçando as assertivas ações educativas e emanciapadoras realizadas semanalmente por toda a comunidade escolar do ifrn CNat..
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) ao longo de sua existência tem assumido um relevante papel no campo da educação profissional cidadã. Sua história coincide com a própria história da educação profissional pública no Brasil, que se iniciou em 1909, quando o presidente Nilo Peçanha assinou o Decreto 7.566 criando 19 Escolas de Aprendizes Artífices no território nacional. Esse acontecimento marca, oficialmente, a implantação do ensino técnico no país para a escolarização de filhos dos trabalhadores. Uma escola de qualidade social empenhada na formação de trabalhadores amplia suas potencialidades reflexivas quando privilegia projetos que dialogam com as pedagogias progressistas (FREIRE, 2003; GADOTI, 2005; SAVIANI, 2003; MANACORDA, 2007) e com o pensamento clássico das Ciências Políticas (POULANTZAS, 1980; BORAWOY 2010) e da Sociologia Reflexiva (BOURDIEU, 1989) pois a escola cidadã ou libertadora (FREIRE, 2005), precisa ser militante da dignidade humana. A difusão dessa voz pela humanização pode ser fortalecida por meio de atividades como o projeto de extensão ?Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN - III EDIÇÃO? que busca ecoar por meio de veículos de comunicação os conceitos e acontecimentos impulsionadores de desenvolvimento humano, quase que exclusivo dos diálogos escolares, aproximando-os de maneira contextual da comunidade escolar para a formação de consciências críticas e engajamentos políticos..
A Constituição Federal do Brasil, também conhecida como Constituição Cidadã, estabelece que a educação deve promover o pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. De acordo com o pensamento pedagógico progressista (FREIRE, 2005; GADOTI,2010; SAVIANI, 2008; MANACORDA, ), a educação cidadã é princípio estruturante para a formação humana ao orientar para a aquisição da formação política, conceitual, científica e técnica dos integrantes escolares a partir do movimento curricular dialético. O projeto de extensão intitulado ?Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN - IV EDIÇÃO? realça o compromisso de professores e estudantes do IFRN, do campus Natal Central, com a formação para a cidadania, princípio exaltado na carta magna brasileira, a partir da aproximação do IFRN enquanto instituição de educação, ciência e tecnologia com a comunidade. Nesse sentido, tem por objetivo socializar conceitos e práxis que colaborem com a formação cidadã, por meio de veículos de comunicação social com amplo alcance de difusão, ao longo do ano de 2019. Os diálogos que serão realizados nas mídias privilegiarão ideias comprometidas com a educação de qualidade social que tributem para o desenvolvimento humano colaborando com a formação cidadã da comunidade espectadora dos veículos parceiros. O propósito central das pautas midiáticas serão problematizações que provoquem a transposição da consciência ingênua para a consciência crítica (FREIRE, 2005). Assim, os meios de comunicação (TV web, TV aberta, jornal eletrônico, rádio e redes sociais) serão os canais de aproximação entre o IFRN CNat e a comunidade escolar, utilizados como mecanismos para a socialização de ideias críticas, problematizadoras e criativas necessárias para a mobilização de sujeitos engajados com as transformações sociais..
A Constituição Federal do Brasil, também conhecida como Constituição Cidadã, estabelece que a educação deve promover o pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. De acordo com o pensamento pedagógico progressista (FREIRE, 2005; GADOTI,2010; SAVIANI, 2008; MANACORDA, ), a educação cidadã é princípio estruturante para a formação humana ao orientar para a aquisição da formação política, conceitual, científica e técnica dos integrantes escolares a partir do movimento curricular dialético. O projeto de extensão intitulado ?Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do IFRN - IV EDIÇÃO? realça o compromisso de professores e estudantes do IFRN, do campus Natal Central, com a formação para a cidadania, princípio exaltado na carta magna brasileira, a partir da aproximação do IFRN enquanto instituição de educação, ciência e tecnologia com a comunidade. Nesse sentido, tem por objetivo socializar conceitos e práxis que colaborem com a formação cidadã, por meio de veículos de comunicação social com amplo alcance de difusão, ao longo do ano de 2019. Os diálogos que serão realizados nas mídias privilegiarão ideias comprometidas com a educação de qualidade social que tributem para o desenvolvimento humano colaborando com a formação cidadã da comunidade espectadora dos veículos parceiros. O propósito central das pautas midiáticas serão problematizações que provoquem a transposição da consciência ingênua para a consciência crítica (FREIRE, 2005). Assim, os meios de comunicação (TV web, TV aberta, jornal eletrônico, rádio e redes sociais) serão os canais de aproximação entre o IFRN CNat e a comunidade escolar, utilizados como mecanismos para a socialização de ideias críticas, problematizadoras e criativas necessárias para a mobilização de sujeitos engajados com as transformações sociais..
Construção de um laboratório com material reutilizável, para ser usados em pequenos experimentos com alunos da Educação Básica.
Diversidade no processo pedagógico: debate e ação com compromisso social! Possibilitar aos servidores do Campus Central de Macau e aos professores das redes Municipal e Estadual do Município citado, exercícios de reflexão, de crítica, de pesquisa, de articulação e de operacionalização de conhecimentos. Em outras palavras, o interesse consiste pesquisar e desenvolver Ciclos de Formação Continuada para celebrar o princípio da inclusão e da diversidade conforme consta nos princípios filosóficos do Projeto Político Pedagógico (PPP) do próprio IFRN, inclusive, por meio do estudo sobre o uso de recursos de tecnologia assistiva, da Língua Brasileira de Sinais e outros códigos e linguagens para a promoção da acessibilidade. O curso de formação objetiva também elaborar um manual didático que aponte os resultados dos estudos desenvolvidos, notadamente quanto à superação de dificuldades cognitivas, pedagógicas, de socialização e de comunicação dos aprendentes..
A Feira de Troca e Economia Solidária do IFRN proporciona a troca de bens, produtos e/ou serviços das comunidades interna e externa do IFRN/CNAT e o fortalecimento da comercialização dos Empreendimentos de Economia Solidária - EES, apoiando a economia solidária como alternativa econômica e de inclusão social, bem como a divulgação dos produtos fora dos seus municípios, valorizando o trabalho, o saber e a criatividade humana buscando um intercâmbio sustentável com o meio ambiente. O projeto contribui para que os participantes da Feira atendam ao mercado que ora se apresenta, participem de capacitações que para melhorar a padronização, gestão financeira e administrativa, impulsionando a produção de novos produtos e pensando questões como organização local e comunitária, apresentação e manipulação do produto, cooperativismo, divulgação, comunicação oral e escrita, cálculo de preço de custo e preço final..
A Feira de Troca e Economia Solidária do IFRN proporciona a troca de bens, produtos e/ou serviços das comunidades interna e externa do IFRN/CNAT e o fortalecimento da comercialização dos Empreendimentos de Economia Solidária - EES, apoiando a economia solidária como alternativa econômica e de inclusão social, bem como a divulgação dos produtos fora dos seus municípios, valorizando o trabalho, o saber e a criatividade humana buscando um intercâmbio sustentável com o meio ambiente. O projeto contribui para que os participantes da Feira atendam ao mercado que ora se apresenta, participem de capacitações que para melhorar a padronização, gestão financeira e administrativa, impulsionando a produção de novos produtos e pensando questões como organização local e comunitária, apresentação e manipulação do produto, cooperativismo, divulgação, comunicação oral e escrita, cálculo de preço de custo e preço final..
A Feira de Troca e Economia Solidária do IFRN proporciona a troca de bens, produtos e/ou serviços das comunidades interna e externa do IFRN/CNAT e o fortalecimento da comercialização dos Empreendimentos de Economia Solidária - EES, apoiando a economia solidária como alternativa econômica e de inclusão social, bem como a divulgação dos produtos fora dos seus municípios, valorizando o trabalho, o saber e a criatividade humana buscando um intercâmbio sustentável com o meio ambiente. O projeto contribui para que os participantes da Feira atendam ao mercado que ora se apresenta, participem de capacitações que para melhorar a padronização, gestão financeira e administrativa, impulsionando a produção de novos produtos e pensando questões como organização local e comunitária, apresentação e manipulação do produto, cooperativismo, divulgação, comunicação oral e escrita, cálculo de preço de custo e preço final..
Desenvolvemos a função de coordenadora pedagógica no processo de formação inicial e continuada de alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado no município de Cajazeirinhas - PB..
Este projeto se constitui em um curso de capacitação de 60h, sendo 20h presencial e 40h a distância, que proporcionará aos adultos/formadores do Movimento Escoteiro, conhecimentos a cerca da educação a distância, utilizando Moodle como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e preparar os cursistas para produzir os cursos de formação do Movimento Escoteiro do RN na modalidade a distância. A distância geografia dos grupos escoteiros para o centro de formação no RN, que geralmente acontece nas cidades polos, estimula a promoção desse curso onde todos os adultos, através da modalidade a distância, poderão se capacitar para oferecer uma educação não formal com mais qualidade. Este curso capacitará 30 adultos escoteiros que atuam na formação escoteira, a prepararem, executarem e avaliarem cursos, oficinas e treinamentos com o desenvolvimento de competências e habilidades que vão desde o uso adequado das tecnologias da informação e comunicação na educação até formas mais eficientes de comunicação e orientação por meio dessas tecnologias.
A Inclusão Científica, deve ser um dos objetivos da Educação do Século XXI. Segundo Moreira (2006), para a educação de qualquer cidadão, no mundo contemporâneo, é fundamental que ele tanto possua noção no que concerne a Ciência e Tecnologia, quanto seus riscos e limitações. Este projeto, que terá duração de 10 (dez) meses, objetiva propiciar uma formação continuada para professores de diversos campi do IFRN sobre o ensino e divulgação científica na Física de Partículas e contará com parceria com o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).
Os grandes centros de pesquisa podem desempenhar um importante papel na formação continuada de professores de Ciências, uma vez que se encontram na fronteira do conhecimento (entre aqueles que produzem e os que utilizam esse conhecimento), o que explica a sua relevância e autoridade científica para tanto. Nesse sentido, a parceria CERN/LIP/IIP/ IFRN por meio do coordenador do projeto (Prof. Amadeu Albino) pode promover a interação dos professores da Instituição com os pesquisadores dos maiores centros de pesquisas da atualidade, no intuito de provocar oportunidades educativas e de divulgação científica como a realização de Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS e do MasterClass em Física de Partículas, além de palestras itinerantes e a realização da I ESCOLA DE FÍSICA DO RIO GRANDE DO NORTE.
O presente projeto visa mapear projetos comunitários e de extensão em torno das comunidades tradicionais, em particular quilombolas e indígenas, desenvolvidos por meio das ações de Extensão do IFRN, a fim de subsidiar a criação de Museu virtual dos Povos Tradicionais, com apoio e fomento do edital de fluxo contínuo n. 01/2021-PROEX/IFRN, por meio do Campus Natal Central do IFRN. A criação do Museu estará associada à produção do site do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional do IFRN ? OppEP, que hospedará o referido produto de extensão tecnológico-cultural, o qual será disseminado pela atividade Café em casa com papo acadêmico, o qual já se encontra em fase de experimentação.
Suporte de design nas mais diversas abordagens ao projeto de extensão NEPPST - Núcleo de Extensão e Prática Profissional em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte.
O Projeto tem por objetivo elaborar material didático para o Curso de Formação Inicial de Agentes de Inclusão Digital, além de fornecer estrutura tecnológica (hospedagem e plataforma de ensino-aprendizagem virtual - Moodle) e suporte pedagógico para o referido curso, no âmbito do Programa Nacional de Inclusão Digital (PNAID), criado no âmbito do Departamento de Inclusão Digital - DEIDI e da Secretaria de Telecomunicações - SETEL, do Ministério de Ciências e Tecnologia da Informação e Comunicação-MCTIC, com o objetivo de contribuir com a re-estruturação de 800 telecentros que ainda funcionam em território brasileiro. O Edital da Chamada Pública de nº 86/2017-DEIDI/SETEL/MCTIC de 04 de dezembro de 2017 regulamentou o certame, no qual o IFRN-Campus EaD foi a instituição vencedora.
A Lei 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e delega à gestão municipal como responsável pelo gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O estado do Rio Grande do Norte elaborou o Plano Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PERGIS) onde institui a formação de consórcios públicos para o gerenciamento desses resíduos e preconiza a coleta seletiva como uma das etapas de gerenciamento. Sabe-se que programas de coleta seletiva só têm êxito quando são atrelados a programas de educação ambiental. Dessa forma o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus Pau dos Ferros se propõe a ser um ente de fortalecimento dessa política pública através desse Projeto de Extensão, com ações de educação ambiental, disseminando a cultura da coleta seletiva e, conseqüentemente, reciclagem, tornando-se parceiro fundamental para que os investimentos públicos tenham eficácia. Esse Projeto será desenvolvido por meio de quatro ações: AÇÃO 1: Sensibilização para a comunidade acadêmica de Pau dos Ferros (docentes e discentes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em Gestão Ambiental). AÇÃO 2: Capacitação de professores da rede municipal para atuarem como multiplicadores da coleta seletiva no município de Pau dos Ferros. AÇÃO 3: Palestras e oficinas educativas em 02 (duas) Escolas Municipais, sobre Coleta Seletiva para que os alunos se tornem multiplicadores destas ações. AÇÃO 4: Realização de seminários, palestras, oficinas educativas, mutirões de limpeza e campanhas de sensibilização com grupos sociais específicos para a implementação e fortalecimento da coleta seletiva fazendo com que os programas implantados pelos municípios sejam eficientes e duradouros, estimulando os diversos atores sociais envolvidos para contribuir ativamente no processo.
O PROENEM é um curso de capacitação presencial, com carga-horária total de 224 horas, com o objetivo de capacitar e fortalecer o aluno (comunidade interna e externa do IFRN) da Região do Mato Grande, nos saberes exigidos pelo ENEM para o programa de acesso ao Ensino Superior (SISU). Esse curso será realizado pelos professores do IFRN e/ou convidados, tendo exclusivamente como público alvo os alunos da rede pública de ensino, que tenham cursado o ensino médio ou que estejam matriculados no último ano do ensino médio. Serão ofertadas 100 vagas. Sendo 60 vagas para alunos do IFRN e 40 vagas para alunos externos. O processo metodológico inclui 5 ações distintas: Matrícula, bloco de aulas, elaboração de módulos didáticos, simulado online e oficina de redação. Dessa forma, espera-se consolidar o aprendizado com qualidade, integrando os conteúdos que permitam aumentar o acesso do aluno da escola pública da Região do Mato Grande às Instituições de Ensino Superior, bem como, reforçar a democratização do acesso à cultura e à educação superior.
O Projeto Aprendendo a Nadar tratava-se de um programa aquático na vida de pessoas que sofrem com aquafobia, em busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais os PRINCIPAIS fatores que determinam o medo da água? Para participar do projeto foram selecionadas pessoas que apresentaram o histórico de aquafobia, que nada mais é do que um transtorno psicológico referente ao medo de entrar ou permanecer em meio líquido. E tem como principais sintomas as tensões musculares, sensações de pânico, terror, ansiedade, taquicardia, sudorese, náuseas, hiperventilação (respiração rápida e profunda) e tremores que parecem afetar em sua maioria o sexo feminino. No projeto foram ministrados os conceitos/benefícios das experiências aquáticas vivenciadas para a perda da fobia ora constatada/relatada. As atividades foram desenvolvidas no Parque Aquático do IFRN - Campus Natal Central - CNAT, em parceria com a Marinha do Brasil, voluntárias Cisne Branco e o Grupo de Escoteiros do IFRN/CNAT, tendo como público alvo a comunidade interna e externa do campus. Os resultados foram obtidos através do cruzamento dos dados coletados a partir das entrevistas e dos questionários realizados, que nos permitiram reunir informações acerca da perda do medo da água, melhoria no condicionamento físico, perda de medidas corpóreas, a diminuição das dores articulares e musculares, melhoria da disposição para o trabalho, além do aumento da autoestima, do equilíbrio, da agilidade e da flexibilidade e o estimulo a prática de atividades corporais no meio aquoso, contribuindo assim, para a diminuição do sedentarismo e a melhoria na qualidade de vida dos seus praticantes. Todo o material obtido foi condensado em mídia para publicações nos eventos científicos e nos diversos meios de comunicação internos e externos ao IFRN/CNAT..
O Projeto Aprendendo a Nadar tratava-se de um programa aquático na vida de pessoas que sofrem com aquafobia, em busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais os PRINCIPAIS fatores que determinam o medo da água? Para participar do projeto foram selecionadas pessoas que apresentaram o histórico de aquafobia, que nada mais é do que um transtorno psicológico referente ao medo de entrar ou permanecer em meio líquido. E tem como principais sintomas as tensões musculares, sensações de pânico, terror, ansiedade, taquicardia, sudorese, náuseas, hiperventilação (respiração rápida e profunda) e tremores que parecem afetar em sua maioria o sexo feminino. No projeto foram ministrados os conceitos/benefícios das experiências aquáticas vivenciadas para a perda da fobia ora constatada/relatada. As atividades foram desenvolvidas no Parque Aquático do IFRN - Campus Natal Central - CNAT, em parceria com a Marinha do Brasil, voluntárias Cisne Branco e o Grupo de Escoteiros do IFRN/CNAT, tendo como público alvo a comunidade interna e externa do campus. Os resultados foram obtidos através do cruzamento dos dados coletados a partir das entrevistas e dos questionários realizados, que nos permitiram reunir informações acerca da perda do medo da água, melhoria no condicionamento físico, perda de medidas corpóreas, a diminuição das dores articulares e musculares, melhoria da disposição para o trabalho, além do aumento da autoestima, do equilíbrio, da agilidade e da flexibilidade e o estimulo a prática de atividades corporais no meio aquoso, contribuindo assim, para a diminuição do sedentarismo e a melhoria na qualidade de vida dos seus praticantes. Todo o material obtido foi condensado em mídia para publicações nos eventos científicos e nos diversos meios de comunicação internos e externos ao IFRN/CNAT..
Ações educativas desenvolvidas com a comunidade da Vila de Ponta Negra na Escola Estadual José Fernandes Machado.
Esse projeto tem como objetivo a produção de um repositório digital de objetos de aprendizagem que auxiliem alunos do ensino fundamental e médio na consolidação ou reposição de conteúdos de matemática básica necessários para o acompanhamento dos conteúdos das disciplinas do primeiro ano do ensino médio-integrado (entre outros cursos), do IFRN. A motivação para o trabalho vem da constatação de um grande déficit de escolaridade nos alunos ingressos no IFRN e provenientes, principalmente, de escolas públicas.
O presente projeto visa desenvolver Rodas de Conversas sobre a Economia de Francisco e Clara em interface com as experiências de Economia Solidária, Criativa, Comunitária, entre outras, desenvolvidas por instituições públicas e privadas, em particular o IFRN, a Diocese de Caicó e a Faculdade Católica de Caicó, parceiras no projeto. No IFRN, em particular, as ações de extensão devem estar articuladas e integradas às orientações do Projeto político-pedagógico, bem como em permanente interação com a sociedade, com as comunidades e em geral com o mundo do trabalho, possibilitando maior contextualização, integração e impacto social junto aos diferentes agentes e sujeitos sociais. Por se tratar de um projeto de Extensão, o qual implica na interlocução comunitária e interinstitucional, para o seu desenvolvimento, optamos pela Metodologia de abordagem qualitativa da Roda de Conversas. Esperamos que ao desenvolver o projeto, possamos cumprir os objetivos institucionais preconizados para a Extensão no IFRN, estreitar as parcerias interinstitucionais entre o Campus Caicó do IFRN e as instituições colaboradoras e dialogar e conhecer outras experiências que promovam uma economia mais inclusiva, humana, solidária, participativa e criativa.
A Ciência é o motor da prosperidade. Acreditando nessa afirmação e na perspectiva de que a prosperidade cultural e social deve estar ao alcance de todos. O Clube de Ciências CNAT propõe o projeto #VejoCiênciaEmTodosOsLugares, que tem como objetivo motivar estudantes, professores, e população em geral, à compreensão e valorização do conhecimento científico a partir de uma visão interacionista interdisciplinar e inclusiva, com experimentação explicativa da ciência no cotidiano para todos e em todos os lugares. Sendo isso possível devido a aquisição de um "Ciêncibus" - um ônibus com bancada, cadeiras, televisão e experimentos temáticos, onde professores e estudantes, preparados para interagir de maneira contextualizada e interdisciplinar, mostram experimentos que explicitam e explicam fenômenos e acontecimentos do nosso dia a dia. O projeto conta com o apoio da UFRN e tem como metodologia de execução a proposição de três frentes que se realizam de forma interconsecutiva: o embasamento teórico, a experimentação e a interação.
A Ciência é o motor da prosperidade. Acreditando nessa afirmação e na perspectiva de que a prosperidade cultural e social deve estar ao alcance de todos. O Clube de Ciências CNAT propõe o projeto #VejoCiênciaEmTodosOsLugares, que tem como objetivo motivar estudantes, professores, e população em geral, à compreensão e valorização do conhecimento científico a partir de uma visão interacionista interdisciplinar e inclusiva, com experimentação explicativa da ciência no cotidiano para todos e em todos os lugares. Sendo isso possível devido a aquisição de um "Ciêncibus" - um ônibus com bancada, cadeiras, televisão e experimentos temáticos, onde professores e estudantes, preparados para interagir de maneira contextualizada e interdisciplinar, mostram experimentos que explicitam e explicam fenômenos e acontecimentos do nosso dia a dia. O projeto conta com o apoio da UFRN e tem como metodologia de execução a proposição de três frentes que se realizam de forma interconsecutiva: o embasamento teórico, a experimentação e a interação.