Home / Projetos de Pesquisa / A Andragogia da Alfabetização: das dificuldades docentes à busca de superação

O trabalho se insere no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente, na vertente de alfabetização de adultos. Durante muito tempo,a EJA, no Brasil, era sinônimo de programas de alfabetização de adultos, destinados àqueles que não aprenderam a ler e a escrever, na "idade própria". Essa visão vem sendo ampliada, mormente nos fóruns internacionais promovidos pela UNESCO, conferindo-se, hoje, à EJA, a perspectiva de educação permanente, que é recorrente neste estudo. Todavia, a preocupação maior do trabalho é com a nossa dívida social para com os brasileiros adultos, expropriados da alfabetização - a mais básica de todas as necessidades de aprendizagem (Ferreiro, 1992). Mas, o que tem acontecido no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita? "Que dificuldades/estratégias o professor vivencia/utiliza na andragogia da alfabetização?" - é a questão de pesquisa do estudo que incidirá sobre o percurso pessoal e profissional de professores, buscando apreender a inter-relação da sua atividade docente com o seu processo formativo. Conhecer as dificuldades enfrentadas pelo professor, no seu trabalho mediador de alfabetizar adultos na escola pública e as estratégias utilizadas no enfrentamento dessas dificuldades - é o que objetiva o estudo que também pretende construir conhecimentos potencialmente significativos para serem trabalhados nos cursos de formação de professores. Quanto à recolha de dados, trabalharemos com a entrevista semi-diretiva e os documentos pessoais dos docentes no âmbito do Paradigma Qualitativo de Pensamentos do Professor, cujos estudos se caracterizam por dar vez e voz aos professores, buscando apreender e valorizar a sua perspectiva sobre temáticas relacionadas tanto à "pessoa do professor", quanto à "profissão professor".


Justificativa:

Situação:
concluido

Grupos:
-

Campus:
-

Coordenador(a):
-

Equipe:
Edneide da Conceição Bezerra / Maria Estela Costa de Holanda Campelo / Maria Josinalva Felipe de Carvalho / Luciliana de Oliveira Barros