projeto propõe a realização de uma investigação acerca do processo formativo, vivenciado por mulheres em privação de liberdade, na educação prisional. Tem como foco especial um grupo de estudantes da educação superior do IFRN e também detentas da Educação de Jovens e Adultos em cumprimento de pena no regime fechado na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio ? CPEAM, na cidade de Mossoró. O universo pesquisado se restringirá a 10 estudantes, sendo três delas da educação superior a distância do IFRN e sete da educação de jovens e adultos oferecida na unidade prisional. Neste estudo, entrevistaremos mulheres que cumprem suas penas tendo acesso à assistência educacional oferecida na penitenciária e buscaremos conhecer os maiores desafios para o acesso, permanência e conclusão dos estudos na prisão. A fim de cumprirmos com a investigação, de caráter investigativo/exploratório, adotaremos a abordagem da pesquisa qualitativa usando a metodologia do estudo de caso, tendo como ferramentas de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas. Para ancorar a metodologia da pesquisa, recorreremos aos estudos de Gil (2007). A pesquisa terá o aporte teórico dos estudos de Onofre (2009), Queiroz (2015), Davis (2018), Lawal (2018), dentre outros autores. Com este estudo, buscamos dar luz às questões referentes às diferenças de gênero expressas no cumprimento das penas e no acesso à assistência educacional, e promover reflexões que contribuam com a minoração de desigualdades de gênero e que promovam acesso horizontal às políticas de reinserção social nos espaços de privação de liberdade no Rio Grande do Norte e no Brasil. Palavras-chave: Educação Prisional; Educação a Distância; Relações de Gênero; Mulheres.