Home / Projetos de Pesquisa / Valorização do magistério: um estudo sobre a formação docente e as condições de trabalho dos professores de química das escolas estaduais de ensino médio de Currais Novos/RN

A pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho docente no contexto das políticas educacionais vivenciadas nas últimas décadas, as quais tem implicado no reordenamento do trabalho dos professores, seu desenvolvimento profissional e valorização. Terá como objetivo avaliar se a formação docente (inicial e continuada) e as condições de trabalho dos professores de química das escolas estaduais de ensino médio de Currais Novos/RN favorecem a valorização do magistério. Para tanto serão realizadas entrevistas com os docentes de química de seis escolas estaduais de ensino médio, objetivando: a) traçar o perfil acadêmico, sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício nas escolas estaduais de ensino médio de Currais Novos; b) conhecer qual a avaliação dos docentes em relação as suas condições de trabalho (os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho) e c) identificar necessidades de formação continuada desses professores. Além disso, também será realizado um estudo acerca dos laboratórios de ciências das escolas pesquisadas, considerando o espaço físico, equipamentos, materiais disponíveis e demais insumos e recursos didáticos utilizados nos laboratórios.


Justificativa:

Situação:
concluido

Grupos:
-

Campus:
-

Coordenador(a):
-

Equipe:
Daniela Cunha Terto - Coordenador / Maslandia Nogueira Vieira - Integrante / Kelly Aline Hipolito de Medeiros - Integrante / Jayane Cibely Dantas Fernandes - Integrante.