Objetivo Geral da Pesquisa: Identificar e aprofundar os conhecimentos acerca do Sucesso e do Fracasso Escolar, verificar os processos e as condições em que esses fenômenos ocorrem, bem como seus efeitos e conseqüências no quadro geral do Ensino Fundamental e, em particular, nas trajetórias escolares dos alunos. Objetivos Específicos: Investigar a percepção de alunos, seus pais, professores, técnicos e diretores escolares quanto ao fenômeno do fracasso escolar e de sua reversão (sucesso); Identificar as trajetórias escolares dos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, focalizando a 4ª. Série e, subsidiariamente, a 2ª. Série; Verificar os sentidos que alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental atribuem à escola; Identificar recursos (físicos, materiais, equipamentos) disponíveis à rede pública de ensino que se relacionam com situações de sucesso e de fracasso escolar; Investigar as dinâmicas pedagógicas e metodologias de avaliação utilizadas nas turmas de 4ª e 2ª Séries do Ensino Fundamental; Verificar como se configuram os relacionamentos entre os atores que convivem no espaço escolar, bem como o clima desse ambiente.