A prática de ensino na educação a distância vem se tornando cada vez mais frequente na sociedade em que vivemos. Isso vem acontecendo por diversos motivos, dentre eles, o próprio avanço tecnológico que vem exigindo um novo perfil profissional no mercado de trabalho. Nesse contexto, a educação, a aprendizagem, e a aquisição de saberes e conhecimentos tornaram-se essenciais para a formação do indivíduo, independentemente de sua área ou campo profissional. No entanto, percebemos por meio do acompanhamento da prática de ensino na educação a distância, nos cursos de capacitação profissional e técnico oferecidos pelo campus EaD do IFRN, que os professores ainda têm dificuldades em planejar, distribuir e organizar os conteúdos de ensino, nos cursos à distância, como também, estabelecer a relação teoria-prática existente nesses processos formativos, principalmente nos cursos técnicos subsequentes, que possuem um caráter e natureza muito mais ?prático? do que teórico. Com base nessas experiências, questionamos neste projeto de pesquisa: Que sentidos os professores dos cursos técnicos à distância atribuem à educação a distância? Que saberes são mobilizados nas etapas de planejamento, montagem do ambiente virtual de aprendizagem e desenvolvimento das disciplinas? Como a prática de ensino nos cursos técnicos à distância podem contribuir com a sistematização dos saberes docentes e a ressignificação da docência na educação a distância? Com a fundamentação teórica do campo da formação de professores, e uma metodologia que privilegia o pensamento e os sentidos atribuídos pelos sujeitos à sua prática pedagógica na EaD, acreditamos estar elaborando uma pesquisa que leve contribuições aos processos formativos desenvolvidos nos cursos técnico-profissionalizantes, especialmente da rede e-Tec, e do Profuncionário.