A pesquisa problematiza o trabalho docente desenvolvido nos cursos técnicos do Profuncionário, que visam a formação dos profissionais da educação que atuam nas escolas públicas municipais e estaduais do RN nas áreas de Alimentação Escolar, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. O estudo se justifica pela necessidade de investigarmos melhor os saberes mobilizados pelos professores ao realizarem seus planejamentos para a EaD, e para um público que contempla profissionais em serviço, alguns com trinta anos de experiência, que estão a muito tempo sem estudar. Diante desse quadro, nos propomos a conhecer melhor o perfil demográfico e profissional desses professores, o que pensam sobre o ensino à distância e sobre os saberes necessários ao desenvolvimento de suas aulas, que dificuldades/benesses encontram na realização das aulas e na mediação com os alunos. Acreditamos que este estudo contribui com o avanço na produção acadêmica sobre a formação docente na educação profissional, mais especialmente, nos cursos técnicos, realizados à distância, pelo IFRN. Esta pesquisa começou a ser desenvolvida em 2015, por meio do edital de fluxo contínuo. As alunas receberam bolsa e desenvolveram boa parte do estudo, que teve alguns resultados preliminares, pois realizamos a pesquisa de campo e coletamos dados, mas nem todos foram analisados. Dessa forma, daremos continuidade à mesma por meio deste edital.