Home / Projetos de Pesquisa / Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência ? PIBID : Impactos na Formação de Professores no IFRN/Macau

A Formação de Professores é o começo da socialização profissional, a assunção da internalização de princípios e regras práticas que compõe o fazer da carreira profissional docente. Essa formação deve garantir a aquisição dos saberes da reflexão, da pesquisa e do pensamento crítico, vinculando constan¬temente a produção de conhecimento à dinâmica da integração teoria e prática. A Formação do Professor nessa perspectiva integradora da formação acadêmica e da rede pública de educação básica se constitui em um desafio necessário e importante em razão de dois aspectos centrais, a saber: primeiro, por que considera e problematiza a realidade local de contextos escolares da educação básica; segundo, por que viabiliza a interlocução entre educação de ensino superior e educação básica, potencializando as oportunidades de formação e/ou construção de saberes. A presente proposta tem por objetivo apontar/desenvolver ações que favoreçam avanços na práxis da Formação Docente do Curso de Biologia do IFRN-Macau, bem como promover a elevação da qualidade da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, também situada em Macau-RN. Assim, busca propor a constituição de um modelo de mediação/intervenção formativa que favoreça concomitantemente as oportunidades de aprendizagem significativa tanto para as práxis do Curso de Licenciatura Plena em Biologia do IFRN-Macau, quanto para as práxis da referida Escola. O foco dessa proposta é pensar alternativas de valorização do magistério por meio de ações que elevem a qualidade das atuações acadêmicas docentes veiculadas na oportunidade de formação dos licenciandos do Curso de Biologia do IFRN-Macau, incentivando a Escola Estadual Professora Clara Tetéo a tornar-se protagonista dos processos formativos dos estudantes de licenciatura em Biologia, por meio da integração dos trabalhos de professores acadêmicos, professores da rede pública de educação básica e de licenciandos alunos-professores.


Justificativa:

Situação:
concluido

Grupos:
-

Campus:
-

Coordenador(a):
-

Equipe:
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares - Coordenador / ALINE CRISTINA LESSA DA FONSÊCA - Integrante / JULLIANA FERNANDES DE SENA - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.