A pesquisa oportunizará a discussão sobre a concepção de formação do profissional da educação, destacando a relação entre a atitude de apropriação de conhecimentos e as modalidades de uso dos mesmos pelos sujeitos no campo de atuação profissional. Abordar-se-á, então, sobre a função social e pedagógica dessa formação. Neste sentido, esta se constitui oportunidade para aprofundarmos a discussão sobre as especificidades da área de conhecimento da educação profissional e, particularmente, dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) mantidos pelos Institutos Federais. Pesquisa qualitativa e de campo que oportuniza aos sujeitos envolvidos no processo de formação, os egressos se apresentarem como essenciais para revelar as consequências dos referidos cursos de especialização. O processo de avaliação deve partir desses profissionais que são capazes de dimensionar a abrangência da ação empreendida pelo IFRN durante o período de 2006 a 2008, nos Campus Natal Central, Currais Novos e Mossoró.