A pesquisa analisa as repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID, enquanto estratégia política de incentivo (permanência e êxito) para a formação de professores no Rio Grande do Norte, destacando a formação inicial para a docência na educação profissional. Especificamente, busca estudar a sistemática de incentivo à formação de professores adotada pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte em convênio com a Secretaria de Estado do Rio Grande do Norte, através do PIBID, procurando evidenciar as dimensões implantação e extensão dessa política de incentivo a formação de professores, observando os aspectos qualitativos e quantitativos que perpassam tais dimensões. Metodologicamente, desenvolve pesquisa quanti-qualitativa por meio de estudo de caso. Como resultado, buscará Sistematizar o percurso histórico do PIBID no IFRN destacando os prováveis pontos fortes e recuos do Programa. Essa ação incidirá diretamente na avaliação do desenvolvimento das próprias licenciaturas que o IFRN oferece e a sua aproximação com o objeto da educação profissional, sendo uma pesquisa relevante para a atestação da tradição das Licenciaturas no IFRN enquanto Instituição multicurricular que tem a licenciatura como uma de suas mais jovens ofertas, considerando que a Lei de Criação dos Institutos prevê que 20% das demandas pedagógicas dessas instituições deverá ser Cursos de formação inicial de professores por meio de Licenciaturas.