Home / Projetos de Pesquisa / Representações Sociais Sobre o uso de Redes Sociais no Ensino

Neste projeto apresentamos uma investigação sobre as possibilidades e a importância da utilização de redes sociais no ensino e os benefícios da interlocução sobre essa utilização para o êxito e agilidade na comunicação educacional. Nessa pesquisa solicitaremos a participação dos alunos do curso de Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar, campus de Educação a Distância do IFRN. Os participantes serão convidados a responder às questões que remetem à utilização de redes sociais em suas práticas de ensino de acordo com a realidade escolar e participarão de trocas de experiências sobre a utilização dos recursos disponíveis. Faremos, ainda, a revisão bibliográfica, coleta de dados, tabulação e análise. Conduziremos o trabalho à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Moscovici (2012) e Jodelet (2001), abordando a análise das respostas coletadas e as discussões propostas nas redes sociais. Esperamos assim contribuir com a melhoria do ensino, por intermédio das redes sociais, utilizadas pela maioria da população, possibilitando o desenvolvimento de metodologias educacionais, ressignificando o ofício de ser professor. Outro aspecto primordial é a formação de novos pesquisadores e o fortalecimento dos grupos de pesquisa institucionais..


Justificativa:

Situação:
ativo

Grupos:
-

Campus:
-

Coordenador(a):
-

Equipe:
Albérico Teixeira Canário de Souza - Integrante / Silvia Regina Pereira de Mendonca - Coordenador / Alexsandro Paulino de Oliveira - Integrante / Sunamita Nunes de Oliveira - Integrante.