Home / Projetos de Pesquisa / AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ESTUDANTES NEGROS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL ZONA NORTE: IMPACTOS DA POLÍTICA DE COTAS COMO INSTRUMENTO DE JUSTIÇA SOCIAL

Este pesquisa tem como finalidade analisar os impactos da Política de Cotas para estudantes negros como instrumento de justiça social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Zona Norte. Sendo assim, a construção deste pesquisa se dará com base na metodologia da pesquisa bibliográfica qualitativa do tipo materialista histórico-dialética, bem como buscará dados estatísticos da desigualdade racial nas plataformas do IBGE, IPEA e OBVIO. Ressalta-se assim, as produções de ALMEIDA (2020), MUNANGA (2001), FRIGOTTO (1993), ARROYO (2015), GAMBOA (2006) e FERNANDES (1978), as quais abordam discussões primordiais frente as nuances estruturais das desigualdades raciais e sociais, em que se destaca os desafios para implementação de uma política de inclusão de grupos "minoritários" em espaços de educação com qualidade referenciada. Desse modo, problematiza-se, como questão norteadora deste estudo: Que impactos a política de cotas como instrumento de justiça social pode materializar na vida de estudantes negros do IFRN ? Campus Zona Norte? Portanto, é salutar pensar para esta pesquisa, as evidências apresentadas pelos dados do território de referência do campus zona norte, como espaço permeado pelas disparidades sociais e pela ausência de implementação de políticas púbicas que visem mitigar este cenário..


Justificativa:

Situação:
ativo

Grupos:
-

Campus:
-

Coordenador(a):
-

Equipe:
Alessandra Nascimento Silva - Integrante / Márcio Adriano de Azevedo - Coordenador.