Este pesquisa tem como finalidade analisar os impactos da Política de Cotas para estudantes negros como instrumento de justiça social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Zona Norte. Sendo assim, a construção deste pesquisa se dará com base na metodologia da pesquisa bibliográfica qualitativa do tipo materialista histórico-dialética, bem como buscará dados estatísticos da desigualdade racial nas plataformas do IBGE, IPEA e OBVIO. Ressalta-se assim, as produções de ALMEIDA (2020), MUNANGA (2001), FRIGOTTO (1993), ARROYO (2015), GAMBOA (2006) e FERNANDES (1978), as quais abordam discussões primordiais frente as nuances estruturais das desigualdades raciais e sociais, em que se destaca os desafios para implementação de uma política de inclusão de grupos "minoritários" em espaços de educação com qualidade referenciada. Desse modo, problematiza-se, como questão norteadora deste estudo: Que impactos a política de cotas como instrumento de justiça social pode materializar na vida de estudantes negros do IFRN ? Campus Zona Norte? Portanto, é salutar pensar para esta pesquisa, as evidências apresentadas pelos dados do território de referência do campus zona norte, como espaço permeado pelas disparidades sociais e pela ausência de implementação de políticas púbicas que visem mitigar este cenário..