O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFETSP) e antiga Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP), é uma instituição pública federal que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica / Setec do Ministério da Educação (Brasil). É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação científica, tecnológica e profissionalizante nas diferentes modalidades de ensino, básico, superior e pós-graduação, com base na conjugação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. O IFSP possui natureza jurídica de autarquia, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Busca a excelência em seus cursos de nível médio integrado ao ensino técnico, cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, graduação nas modalidades licenciatura, superior em tecnologia, bacharelados e engenharias, além de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
A Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, conforme sugere seu nome, aceita trabalhos de História da Matemática, Educação Matemática e de Matemática (pura e aplicada). A revista foi oficialmente criada em 8 de março de 2016. Duas concepções principais nos norteiam: ajudar a ampliar a participação da mulher na ciência no Brasil e abrir um espaço para jovens pesquisadores (mestres, doutorandos ou doutores que tenham obtido título há, no máximo, cinco anos). Isso significa que procuramos dentro da composição de nosso Conselho Editorial, Conselho Científico e em nossas edições, obter uma maioria de pesquisadores ou de trabalhos cujos autores atendam a pelo menos um desses quesitos. É salutar destacar que, no entanto, contribuições de outros pesquisadores continuam sendo de grande valia. A revista é composta por cinco seções : 1) Ensaios, na qual são aceitos textos discursivos de caráter crítico 2) Artigos, na qual são aceitos trabalhos completos ou com resultados parciais consistentes; 3) Iniciação Científica, na qual são aceitos trabalhos concluídos decorrentes de pesquisas em nível de graduação (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, monografias resultantes de trabalhos orientados por docentes etc.); 4) Resenhas, na qual são aceitas resenhas de livros, dissertações e teses, ou outros formatos de interesse publicados preferencialmente há não mais que sete anos. Não é cobrado qualquer valor sobre o envio e processamento dos artigos.
Visite a página do periódicoA Revista Ciência em Evidência é um periódico do IFSP Campus Capivari, de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, trabalhos que transitem entre as seguintes áreas são bem vindos: Educação; Informática; Linguística, Letras e Artes; Educação Física; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Administração e Gestão.
A Revista Ciência em Evidência tem como foco a publicação de artigos científicos, resultados de projetos de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações, dentre outras modalidades de produção científica das mais diversas áreas do conhecimento.
O escopo editorial da revista é o de promover debates que contribuam para a construção do conhecimento multi e interdisciplinares.
A Revista Cogitare é um periódico semestral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Matão) que publica Artigos Científicos Inéditos e Relatos de Experiências resultantes de estudos teóricos, práticos, vivências e pesquisas que incidem na produção do conhecimento sobre as áreas de: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, tendo caráter multidisciplinar.
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Compartilhar é a revista da Pró-reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) dedicada à divulgação de trabalhos elaborados e desenvolvidos sob a perspectiva da extensão nos contextos regional e nacional.
Os textos publicados apresentam conteúdo interdisciplinar vinculado às áreas temáticas da extensão estabelecidas na Política Nacional de Extensão, a saber: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Meio Ambiente.
As edições são divididas em três seções. Na primeira, são apresentadas matérias que contextualizam a política da extensão do IFSP e aprofundam algumas experiências. Na segunda seção, apresentamos um conjunto de artigos que versam sobre ações extensionistas do IFSP e de outras Instituições Públicas de Ensino Superior ou de Educação Profissional. Por fim, a última seção desta revista é composta por relatos de experiências extensionistas do IFSP.
A Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é uma publicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Presidente Epitácio (IFSP/PEP) cujo objetivo é contribuir para as discussões referentes aos estudos da área de Ensino, tornando-se meio de intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos de pesquisadores e pesquisadoras vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras. Nessa perspectiva, a RECeT aceita artigos inéditos de estudos e pesquisas sobre temas e problemas de natureza acadêmica ou profissional, sob múltiplas abordagens metodológicas – empíricas ou de campo, ensaios teóricos ou estudos histórico-filosóficos - relacionados ao Ensino, em seus diversos níveis, à formação de professores, às práticas docentes na escola, na universidade e em outras atividades sociais.
A RECeT também organiza números temáticos compostos por artigos encomendados e por artigos de demanda regular. São igualmente aceitos relatos de experiência, entrevistas, e resenhas de livros e/ou dissertações e teses.
Portanto, é com prazer que convidamos todos e todas a submeterem suas contribuições para a RECeT.
Este volume da RINTE contempla trabalhos aprovados e apresentados no IX Simpósio de Ensino de Ciências, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), e que teve como tema geral “Educação 5.0: desenvolvimento socioemocional e personalização do ensino”.
Visite a página do periódicoA Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem fomenta o debate crítico e o intercâmbio científico de âmbito nacional e internacional entre as diferentes áreas de especialidades do conhecimento. Dotada de um caráter interdisciplinar almeja abranger áreas tão diversas como Linguística, Letras e Artes, Engenharias e as Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Agrárias, da Saúde, Biológicas, Exatas e da Terra e a Multidisciplinar.
Ancora-se em uma perspectiva epistêmico-metodológica socialmente orientada e relevante cujo objetivo é contribuir para a divulgação e a visibilidade de pesquisas e a produção de conhecimento científico que se articule aos Estudos de Linguagem em sua relação com as práticas sociais, educacionais, históricas, culturais e políticas, dentre outras.
A Revista Letra Magna (RLM) fomenta o debate crítico e o intercâmbio científico de âmbito nacional e internacional entre as diferentes áreas de especialidades do conhecimento. Embora seu foco central seja na grande área Linguística, Letras e Artes é dotada de um caráter interdisciplinar e pode abranger áreas diversas sempre na interface com sua área central.
Ancora-se em uma perspectiva epistêmico-metodológica socialmente orientada e relevante cujo objetivo é contribuir para a divulgação e a visibilidade de pesquisas e a produção de conhecimento científico que se articule aos Estudos de Linguagem em sua relação com as práticas sociais, educacionais, históricas, culturais e políticas, dentre outras.
A publicação deste volume traz produções de diferentes assuntos de cunho científico-acadêmico elaboradas por docentes, discentes e demais investigadores, tanto internos quanto externos à nossa instituição.
O periódico visa a incentivar e valorizar as produções dos servidores e acadêmicos vinculados ao Campus Cubatão, oferecendo, inclusive, a oportunidade de publicação de trabalhos de alunos envolvidos em projetos de iniciação científica, sob a orientação de docentes.
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A Revista SINERGIA é um periódico eletrônico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), que tem como objetivo a divulgação de textos originais, baseados em pesquisas interdisciplinares do conhecimento técnico, científico e cultural que esteja alinhado ao perfil institucional do IFSP.
Sua primeira edição foi publicada no ano de 2000. A equipe editorial é formada por pesquisadores/doutores, tendo como Editoras Chefe as professoras Adriana Marques e Carmem Monteiro Fernandes. Seu Conselho Editorial, bem como a sua equipe de pareceristas são compostos por importantes referencias acadêmicas, nacionais e internacionais, em pesquisas sobre assuntos interdisciplinares.
Sinergia publica 4 edições por ano e, atualmente é avaliada pelo sistema Qualis da Capes com a nota B2 na área interdisciplinar, o que a coloca entre as revistas mais bem qualificadas do país. Adota o sistema de avaliação double blind peer review, que se constitui na revisão externa por pares, todos mestres e doutores.
O perfil interdisciplinar e a temática de vanguarda da revista atraem pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas com o intuito da promoção da diversidade geográfica.
Todos os textos submetidos na SINERGIA precisam obedecer aos critérios usuais adotados em publicações cientificas de alta qualidade: ineditismo, conformidade com padrões éticos de pesquisa, fundamentação metodológica, originalidade, relevância nacional e internacional, utilização de dados confiáveis e validáveis, divulgação de resultados de pesquisas, uso de fontes atualizadas etc.