Na manhã desta terça-feira (25), A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FUNCERN) recebeu o professor do Márcio Azevedo para a entrega do livro do projeto Construindo Índices e Indicadores para a Qualidade da Educação no Rio Grande do Norte. A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Secretaria de Educação do Estado (SEEC), busca fornecer incentivos para o aprimoramento das políticas educacionais no estado.
A superintendente da FUNCERN, Tânia Costa, e o gerente administrativo e financeiro da instituição, Francisco Pontes, participaram da entrega. Em entrevista, o professor Márcio Azevedo ressaltou a relevância do estudo, destacando que esta é a primeira pesquisa encomendada pela SEEC para análise dos índices e indicadores educacionais potiguares.
"O estudo faz uma análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cruzando os dados com informação do Atlas da Exclusão Social do Brasil", explicou Azevedo. A abordagem permite uma visão ampliada do cenário educacional, considerando fatores socioeconômicos que afetam o aprendizado.
Além disso, a pesquisa antecipa mudanças metodológicas previstas para o cálculo do IDEB, que visam ampliar os critérios de avaliação da qualidade educacional. O material foi publicado em formato digital e impresso, que será entregue para todas as escolas do Rio Grande do Norte.
A iniciativa representa um avanço para a educação no estado, oferecendo uma base de dados mais completa para a formulação de estratégias voltadas à melhoria do desempenho escolar e à redução das desigualdades no ensino-aprendizagem.