A formação crítica e política devem estar sendo construídas a partir da intencionalidade do trabalho pedagógico da educação profissional com vistas a formar o trabalhador reflexivo. A questão impulsionadora da proposta de extensão é: como os meio de comunicação social podem auxiliar na divulgação e autoafirmação das práxis do chão do IFRN Cnat a partir da imersão da comunidade escolar em espaços de comunicação social comprometidos com a educação de qualidade social para o desenvolvimento humano? A pedagogia libertadora de Paulo Freire é a matriz metodológica que de maneira mais importante demonstra atender às problemáticas que envolvem a Educação cidadã no atendimento crítico dos espaços ideológicos, notadamente quando se propõe os espaços de desenvolvimento do trbalhador. Como processo de conhecimento, formação política, capacitação científica e técnica, a educação é prática indispensável aos seres humanos e deles específica na História como movimento, como luta. A história como possibilidade prescinde da controvérsia, dos conflitos que, em si mesmos, já engendram a necessidade da educação (FREIRE, 1993, p.14). Para Paulo Freire (2005), a Educação ocorre quando permite desenvolverem leitura crítica. ao sujeito transitar de uma consciência ingênua para uma consciência crítica. O professor tem papel fundamental nesse processo, quando, através do diálogo, ajuda a desvelar as verdadeiras causas da opressão. Os meios de comunicação social podem atuar também no contraditório da propaganda ideológica opressora. Nesse sentido, a comunidade escolar imersa na comunicação social cidadã tem um papel importante a desempenhar para o crescimento seguro da sociedade. É objetivo do projeto de extensão ?Diálogos sobre Capital Cultural e práxis do IFRN?: Planejar, desenvolver e realizar uma programação semanal de socialização e divulgação em diferentes meios de comunicação social (TV web, TV aberta, Portal de notícias on line e Rede social) realçando as assertivas ações educativas e emanciapadoras realizadas semanalmente por toda a comunidade escolar do ifrn CNat..