O I Colóquio foi realizado em 2011, em Natal, no Campus Cidade Alta do IFRN, como parte do processo de elaboração do projeto de criação do PPGEP. O objetivo do evento foi dialogar com a comunidade acadêmica sobre Trabalho e Educação e suas relações com a Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos, visando contribuir para consolidar a concepção de formação humana integral, bem como receber subsídios para a definição das linhas de pesquisa do PPGEP, à época em construção.
O II Colóquio, realizado em 2013, no Campus Natal Central do IFRN, ocorreu em um novo contexto. Marcou o início das atividades acadêmicas do PPGEP, tendo sido encerrado com a aula inaugural do Programa. Dessa forma, objetivou intensificar o diálogo com o mundo acadêmico no campo da Educação Profissional, especialmente, com os programas de pós-graduação em educação e áreas afins.
O III Colóquio, realizado em 2015, no Campus Natal Central do IFRN, mais uma vez, ocorreu em nova fase do PPGEP, pois coincidiu com o período das defesas de dissertações dos primeiros mestrandos do Programa, algumas das quais ocorreram ao longo do evento. Foi acrescentado ao título original um subtítulo que indica o tema específico da edição, que foi o de promover discussões e análises sobre a Educação Profissional no âmbito do PNE.
O IV Colóquio e I Internacional buscou, em 2017, refletir sobre a reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional, analisando e problematizando o contexto social, político e econômico nacional e internacional, as mudanças no campo dos direitos sociais na sociedade brasileira de forma geral e, especificamente, na esfera educacional.
O V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional, ocorrido em 2019, teve como tema a Regressão social e a resistência da classe trabalhadora no cenário mundial e na sociedade brasileira de forma geral e, especificamente, no ensino médio e na educação profissional.
O VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional, em 2021, ocorreu conjuntamente com o I Simpósio Franco-Brasileiro de Educação Profissional, com o tema "Diversidade e Bem-Estar na Educação Profissional". Os dois eventos analisaram os retrocessos no campo dos direitos sociais na sociedade brasileira, em Moçambique e na França, e suas consequências para a formação da classe trabalhadora, na relação com a educação profissional, discutindo e defendendo a formação humana integral.