Após a vivência nos Campi João Câmara, Canguaretama e Natal Central, percebemos o esforço do IFRN para cumprir a sua função social por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo elos com as comunidades e buscando o fortalecimento do entorno social, inclusive com relevância social e acadêmica de alcance indiscutível, visto que, em muitos lugares, o IFRN é a única instituição pública federal presente, como possibilidade de acesso. No que diz respeito às comunidades tradicionais, em particular às indígenas e quilombolas, têm ocupado importante, estreito papel e relevância no diálogo, no acesso e nas conexões com as atividades do IFRN as seguintes ações: o Observatório da Diversidade em Canguaretama; a atuação com o Programa Mulheres Mil; o PRONATEC CAMPO; o Projeto Saberes Indígenas na Escola; o PROJOVEM CAMPO – Saberes da Terra; e até mesmo alguns projetos de Extensão, como o Trilhando os caminhos do Catu: em busca do fortalecimento e da autoafirmação indígenas, desenvolvido por meio do edital 01/2014-PROEX/IFRN. Tratam-se não só de ações afirmativas, mas também representam a implementação de iniciativas que permitem a visibilidade de comunidades e de sujeitos que lutam para que os seus direitos, valores, identidade, cultura e costumes sejam preservados e garantidos. Quando propomos o desenvolvimento do projeto de Extensão: MUSEU VIRTUAL DOS POVOS TRADICIONAIS: NA EXTENSÃO DE SABERES E CONHECIMENTOS, estamos associando uma expertise do IFRN no trabalho com Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional Oppep/IFRN/CNPq museus, em particular no CNAT, e buscando inovar numa frente social, afirmativa e inclusiva, ao incorporar e fortalecer o trabalho dos Observatórios existentes no IFRN, como o da Diversidade (Campus Canguaretama), de Políticas Públicas em Educação Profissional – OppEP (CNAT) e os próprios NEABI.
Em 2023, propusemos o projeto “Museu Virtual dos Povos Tradicionais: olhares sobre o Seridó”, sob o Edital de fluxo contínuo nº 03/2023-PROEX/IFRN, por meio do Campus Caicó do IFRN. Uma vez aprovado, o projeto passou a contar com fomento e bolsas, tendo as estudantes Laísla Brandão Dantas da Silva, do Curso Técnico de Nível Médio na Forma Integrada à Informática (matrícula nº 20211101110033), e Vívian Vitória de Araújo Medeiros, do Curso de Licenciatura em Física (matrícula nº 20231106010001), ambas do Campus Caicó do IFRN, como bolsistas de Extensão para atuar no projeto. O Projeto também conta com a parceria da Diocese de Caicó, por meio da Paróquia de Sant’Ana, em Caicó.